Quando falamos sobre manter um estoque de peças originais sobressalentes, empresas logo associam isso a algo trabalhoso, crítico e custoso, quando, na verdade, o armazenamento interno de itens para reposição está diretamente ligado à redução de prejuízos, efetividade na manutenção e menor tempo de paradas na produção.
Realizamos um estudo próprio em uma das maiores mineradoras do país, visando comprovar a efetividade desse tópico. Os resultados mostraram que, sem a presença de peças de reposição na planta do cliente, a produção teria paradas em uma das linhas de 6 horas, gerando um prejuízo de aproximadamente R$480.000,00, enquanto o preço do item necessário para evitar esse prejuízo equivalia a 0,4% desse valor.
Para gerar essa economia essencial, é preciso então analisar alguns pontos e manter um estoque eficiente de peças sobressalentes:
-Elaborar a curva ABC para identificar os itens mais onerosos
-Analisar a média de consumo de cada item, além do prazo de entrega solicitado pelo fornecedor
-Definir o estoque mínimo de segurança
Contar com um fornecedor que entregue uma lista completa, com todos os itens de desgaste e seus códigos, as descrições dos produtos e o mais importante, a quantidade mínima necessária para evitar problemas é fundamental nesse processo.
A Dynamic Air fornece esta lista a todos os seus clientes, de maneira prática e funcional. Caso seja nosso cliente e ainda não tenha a sua, solicite ao departamento de peças de reposição.
Soluções Dynamic Air