Na cadeia produtiva de metais, os materiais manuseados possuem alta densidade e passam por muitos processos, que vão da mineração a produção dos mesmos materiais em pó. De maneira geral, as refinarias de metal se localizam longe do local de armazenamento dos produtos finais, mesmo com sua variedade de processo e volume produtivo.
Com distâncias que podem ultrapassar os 1000 metros, é necessário transportar os materiais e isso normalmente ocorre por meio de caminhões, gerando grande movimentação desses veículos, o que aumenta o risco de acidentes, de perda de produto, aumentando os custos operacionais e refletindo tudo isso nos custos finais.
Além dessa alternativa, o uso de equipamentos mecânicos também é frequente, mas possui diversas desvantagens, como a alta necessidade de manutenção gerada pelo desgaste causado pelo atrito com o material e também a perda de produto no processo.
Uma opção de transferência desse material que possui mais eficiência e influencia na redução do preço do produto final é o uso de sistemas de transporte pneumáticos. Eles possuem vantagens como: hermeticidade, que elimina a perda de produto e qualquer tipo de contaminação, velocidade adequada ao material transportado, nesse caso, baixa e em fase densa, para evitar o desgaste da tubulação, além de curvas e acessórios próprios para atender o atrito gerado.
Para gerar economia, otimizar o processo produtivo e contar com um sistema duradouro e seguro, o transporte pneumático é a melhor escolha.
Soluções Dynamic Air